Santa Catarina:
(47) 3028-6868
Traças - Dedetização e Controle de Traças

TRAÇAS

Traças - Dedetização de Traças

As traças podem estar silenciosamente destruindo a sua roupa

As traças são pragas domésticas comuns de serem encontradas em casa. Existem 3 tipos de traças que danificam objetos diferentes: traças de roupas, de papéis e livros e de comida. Na fase larval, elas ficam em um casulo e podem ser encontradas nas paredes dos ambientes.

Essas pragas vivem em locais úmidos e seus nutrientes vêm de matéria orgânica vegetal. Tudo que contenha celulose pode ser atacado pelas traças. O inseto pode viver até 4 anos.

Se você acumula papéis e objetos em casa, saiba que elas podem estar entre suas folhas, já que o ambiente sujo com poeira é favorável a sua proliferação.

Os sinais de que existem traças em seu ambiente são:
• Pequenos buracos em objetos que contenham celulose em sua composição;
• Roupas com poeira, descoloridas ou com cheiro de mofo;
• Teias nos cantos de paredes, caixas, quartinhos e armários, por exemplo.

Apesar de danificarem objetos, as traças não oferecem risco à saúde humana. Acabar com traça de parede ou traça doméstica é um desafio! É terrível encontrar casulos pelas paredes, ou levantar uma caixa que está tomada por traças. Ninguém gosta de ter invasores indesejados no ambiente.

Atendimento Rápido!



ou pela Central de Atendimento:
0800 704 1528

Atendimento Rápido!



ou pela Central de Atendimento:
0800 704 1528

Biologia das traças

AS TRÊS ESPÉCIES DE TRAÇAS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

Traças de roupas

A traça das roupas nada mais é do que uma mariposa. Formam casulo enquanto se alimentam, podendo ficar na parte interna dele. Os insetos voam pouco e não são atraídos pela luz. Quando as traças estão prontas para a fase de pupa, elas procuram buracos ou frestas para se abrigar.

Tamanho: Até 16mm de comprimento
Cor: marrom claro, cinza ou branca
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça das roupas
Reino: Animalia
Ordem: Lepidoptera
Classe: Insecta
Espécie: Tineola bisselliela
Família: Tineidae
Filo: Arthropoda

DIETA: As traças de roupas se alimentam de roupas de fibra natural ou com tecidos que contenham suor, restos de comida e secreções humanas.

HABITAT: Locais como museus, bibliotecas, tecelagens, armários, entre outros locais que contenham condições favoráveis com temperatura alta, umidade e sujeira.

IMPACTO: As traças de roupa não fazem mal para a saúde humana, mas podem destruir livros, roupas e outros objetos que contenham celulose.

PREVENÇÃO: Não guardar roupas usadas (deixar ventilar ou lavar), limpar frequentemente os armários, não misturar roupas limpas com sujas, evitar acúmulo de poeira e entulhos.

Traças de livros

A traça de livros, ou traça prateada, é raramente encontrada na natureza, habitando centros urbanos. O inseto não possui asas. As traças de livros dificilmente destroem roupas e outros produtos de origem animal. Existe há cerca de 300 milhões de anos. Não possuem casulo, já saindo dos ovos com o formato adulto.

Tamanho: Até 13 mm de comprimento
Cor: cinza prateado
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça de livros
Reino: Animalia
Ordem: Thysanura
Classe: Insecta
Espécie: Lepisma saccharina
Família: Lepismatidae
Filo: Arthropoda

DIETA: As traças de livros se alimentam de substâncias com excesso de proteínas, amido e açúcar. Alguns objetos consumidos por ela são: colas, encadernação de livros, açúcar, cabelo, sujeira, descamações da pele humana.

HABITAT: Odeiam luz, procuram ambiente com umidade e se escondem em locais como estantes, armários, sofás, rodapés e outros locais que possam ter acesso fácil.

IMPACTO: Destroem livros e documentos. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Quando aparecem em bibliotecas, pode ser necessário controle periódico.

PREVENÇÃO: Controlar os pontos de umidade, evitar acúmulo de papéis e entulhos, eliminar buracos e frestas, inspecionar novos documentos/papéis/livros que chegam pois as traças podem se esconder entre as folhas, limpar os papéis periodicamente.

Traças de grãos

A traça dos grãos, ou traça dos cereais, ataca grãos inteiros, afetando seu peso e qualidade. Causa grande destruição nas lavouras. Pode danificar também as farinhas, causando inutilização do produto pronto para o consumo.

Você já deve ter encontrado este inseto em uma embalagem na sua despensa. Se você deixá-lo se desenvolver, saiba que os outros pacotes serão contaminados.

Tamanho: Até 6 mm de comprimento
Cor: cinza prateado
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça de grãos
Reino: Animalia
Ordem: Lepidoptera
Classe: Insecta