Santa Catarina:
(47) 3028-6868
Formigas - Sobre as Formigas

FORMIGAS

Formigas - Sobre as Formigas

As formigas são piores do que as baratas

As formigas são insetos que parecem inofensivos aos olhos humanos. Porém, saiba que é um dos insetos que possui mais força, carregando cerca de 10 vezes seu peso. São pequenas, mas podem disseminar uma série de doenças como diarreia, disenteria, cólera, entre outras.

Isso porque transportam em seu corpo microrganismos presentes em seus locais de passagem, como bueiros, frestas, buracos, ruas, galerias de esgoto e de água, lixeiras, animais mortos e outros locais similares. Quando você vê uma trilha de formigas, você nem imagina por onde elas passaram, nem onde podem chegar.

As formigas se comunicam entre si através de feromônios, sons e toque.

Como outros insetos, as formigas percebem cheiros com suas antenas longas, finas e móveis.

Elas fornecem informações sobre a direção e a intensidade dos aromas. Através do feromônio, elas deixam trilhas que podem ser seguidas por outras formigas, pois forrageiam em grupo.

Quando a fonte de alimento está esgotado, nenhuma trilha nova é marcada pelas formigas que retornaram e o aroma se dissipa lentamente. Esse comportamento ajuda-as a lidar com mudanças em seu ambiente.

Algumas espécies de formigas são consideradas pragas urbanas, principalmente aquelas que invadem habitações humanas, onde sua presença é problemática por conta da disseminação de doenças.

Biologia das formigas

AS ESPÉCIES DE FORMIGAS
MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

Formiga fantasma

Formiga fantasma

A formiga fantasma é considerada uma praga residencial e silvestre. Essa espécie necessita de elevada umidade para sobreviver. Seus locais de abrigo preferidos são: banheiros e cozinhas. Elas são pequenas e possuem um aspecto pálido, por esse motivo são chamadas de fantasmas.

Tamanho: De 1,3 a 1,5 mm
Cor: amarelo claro e marrom
Reino: Animalia
Ordem: Hymenoptera
Classe: Insecta
Espécie: Tapinoma melanocephalum
Família: Formicidae
Filo: Arthropoda

DIETA: As formigas possuem alimentação variada, porém têm preferência por doces. As operárias se alimentam de insetos mortos.

HABITAT: Pode se abrigar ao ar livre ou dentro de ambientes, sempre com alta umidade.

IMPACTO: A praga doméstica pode contaminar alimentos, causando doenças que afetam o sistema gastrointestinal.

PREVENÇÃO: Evitar alimentos expostos, deixar a lixeira bem vedada, descartar lixo todos os dias.

Formiga louca

Formiga louca

A formiga louca possui esse nome porque ela faz trilhas irregulares, formando semicírculos. É polimórfica e é atraída por madeiras úmidas. Não causa danos estruturais e pode ser localizada em varandas.

Geralmente é encontrada em grande número. Essa espécie pode andar longas distâncias para se alimentar, o que pode dificultar a localização do ninho.

Tamanho: Cerca de 3,5 mm
Cor: marrom escura
Reino: Animalia
Ordem: Hymenoptera
Classe: Insecta
Espécie: Paratrechina longicornis
Família: Formicidae
Filo: Arthropoda

DIETA: A formiga louca é onívora. Pode se alimentar de nutrientes variados desde insetos vivos e mortos, sementes, frutas, vegetais e alimentos domésticos.

HABITAT: A espécie é muito adaptável. Geralmente a formiga louca cria seus ninhos em lixos, cavidades de plantas e árvores, madeira podre e no solo. Podem se fixar em ambientes secos ou úmidos. São pragas comuns em hospitais.

IMPACTO: A formiga louca não causa danos estruturais, mas sim à saúde. Isso porque carrega em seu corpo variados microrganismos nocivos que causam infecções gastrointestinais.

PREVENÇÃO: Higienize com frequência o seu ambiente. Embale e descarte todos os dias o lixo. Elimine os acessos fechando frestas e buracos nas paredes. Realize o controle de outros insetos que podem ser alimentos para as formigas.

Formiga faraó

Formiga faraó

É conhecida como formiga do açúcar. É uma espécie tropical, encontrada em edificações e em regiões temperadas que tenham um sistema de aquecimento no local.

É importante utilizar um tratamento especializado para controlar a formiga faraó. Os inseticidas domésticos apenas dispersam os insetos. Esta espécie de formiga deixa trilhas bem marcadas.

Tamanho: Cerca de 2 mm
Cor: marrom clara e amarela
Reino: Animalia
Ordem: Hymenoptera
Classe: Insecta
Espécie: Monomorium pharaonis
Família: Formicidae
Filo: Arthropoda

DIETA: A formiga faraó é onívora e sua alimentação inclui açúcares, alimentos domésticos e proteínas, como insetos mortos, carne, sangue entre outros. Este inseto também rói seda e borracha.

HABITAT: A formiga faraó prefere se abrigar em lugares escuros e quentes como tubulações, sistemas de aquecimento, cozinhas, banheiros, ralos, alimentos e equipamentos médicos.

IMPACTO: A formiga faraó gera problemas de saúde sérios, que podem evoluir para infecções generalizadas em hospitais, por exemplo. Por ser pequena, pode entrar em qualquer lugar. Se cair em equipamentos, pode provocar curto-circuito.

PREVENÇÃO: Higienize o local. Guarde em locais fechados os alimentos. Nunca deixe embalagens abertas. Não deixe migalhas em nenhum local, elas atraem as formigas. Limpe a comida do seu animal de estimação diariamente. Vigie acessos e elimine-os. Embale adequadamente o lixo e descarte-o diariamente.

Atendimento Rápido!