Manejo de Morcegos
As seguintes unidades Uniprag não oferecem este serviço: Prestaserv (MT), Uniprag Rio (RJ), Termitek (SP), Bio Control (BA), Biosseg (PR), Rota (PE)
Serviço de Manejo de Morcegos
Cultuado como um símbolo do terror a partir da literatura e do cinema, é pouco comum encontrar alguém que os entendam e não os tratem com repulsa e medo.
Logicamente que essa afirmação está baseada na análise do publico leigo e não nos profissionais ligados a área.
Esses são seus maiores defensores, embora tenham que buscar sempre alternativas para manejar o ambiente urbano, evitando acidentes, contaminações de ambientes e todo desconforto que sua presença provoca nas pessoas.
Em quase todo lugar do mundo acontece a mesma reação. Um inofensivo grupo de Morcegos voa no horário do crepúsculo em busca de insetos ou frutas, e o receio que o Conde Drácula esteja morando com toda sua família no forro da casa, ou condomínio, toma conta dos moradores.
Se a ocorrência acontece em uma indústria ou área de produção de alimentos, o pavor é ampliado por conta do risco de contaminação com fezes, urina e fragmentos que podem cair nos ambientes.
Manejo de Morcegos
Como combatê-los? Termos e ações inadequadas e ilegais.
Quando falamos em controle de morcegos, estamos abordando a importância de estabelecer ações de manejo que possam direcioná-los para áreas nativas, afugentando-os dos locais inóspitos que escolheram por falta de opção nas cidades.
Toda e qualquer ação, precisa ser acima de tudo coerente com as diretrizes apontadas pelo IBAMA, e salvaguardar a integridade física desses incompreendidos seres.
Manejo de morcegos é um serviço regulamentado por lei
Alguns animais da fauna brasileira, apesar de serem considerados pragas urbanas, são protegidos por uma legislação específica. Os pombos e morcegos estão dentro dessa categoria. Assim sendo, é essencial contar com uma empresa que conheça essas peculiaridades ao realizar o manejo de morcegos.
O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão regulamentador que protege o animal pela lei federal 9.605/98. A legislação diz que a caçada, perseguição e eliminação do morcego são considerados crime ambiental. Mesmo que haja uma infestação, é essencial não tocar no animal e nem chegar próximo do seu abrigo.
Isso porque qualquer contato com morcego, secreções e excrementos pode causar a transmissão de doenças sérias, sendo uma delas a raiva, que se não for tratada mata 100% de suas vítimas.
Os técnicos que realizam o manejo de morcegos já conhecem a biologia e os hábitos dos mamíferos.
Infestação e perigo dos morcegos
Os morcegos infestam locais escuros e úmidos em busca de abrigo e alimento. É essencial manter-se afastado desses mamíferos, pois eles transmitem doenças como raiva, que pode ser fatal ao ser humano. Os principais transmissores são os morcegos hematófagos, ou seja, aqueles que se alimentam de sangue.
Nem todos os morcegos estão contaminados com o vírus da raiva. Alguns sinais podem identificar esse problema. Por exemplo, os morcegos possuem hábitos noturnos. Se você identificar uma espécie voando de dia, pode ser que ela esteja infectada.
A raiva é uma doença infecciosa que ataca os nervos periféricos, o sistema nervoso central e as glândulas salivares. Doenças de animais que são transmitidas para seres humanos são chamadas de zoonoses.
A transmissão da doença se dá por mordida, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, confusão mental e paralisia.
Os morcegos são mamíferos que estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna, do IBAMA, por isso seu extermínio é proibido. É necessário que uma empresa especializada, mais precisamente uma controladora de pragas, seja chamada para resolver o problema.
Como prevenir infestação de morcegos
– Instalação de barreiras físicas para evitar a sua entrada;
– Realização de um manejo integrado de pragas eficiente, identificando espécie, seus hábitos e características do ambiente;
– Aumento da luminosidade do ambiente;
– Utilização de repelente eletrônico.
Morcegos
O morcego é o único mamífero capaz de voar. Os animais ficam de cabeça para baixo para facilitar o seu vôo, além disso, nessa posição eles possuem mais equilíbrio.
Os morcegos podem ser considerados pragas quando habitam perímetros urbanos, pois transmitem doenças para os seres humanos, como a raiva. Além disso, fungos que causam problemas respiratórios podem desenvolver-se em seus excrementos.
Conheça alguns serviços Higienização, Manejo e Controle de Pragas:
Dedetizadora Joinville Uniprag – Manejo de Morcegos
Durante esse período foi muito importante buscar conhecimento e adquirir experiência com investimento na profissionalização da equipe. Isso foi possível pela participação em cursos, treinamentos e congressos. Esse desenvolvimento precisa ser continuo já que o tema ‘pragas urbanas’ é um tema dinâmico.
As pragas urbanas que causam problemas numa época podem não ser as mesmas que causarão problemas numa outra época. Portanto o desenvolvimento permanente faz parte do DNA da Dedetizadora Joinville Uniprag.
Um dos frutos dessa linha de ação foi colhido em 2009 quando fomos convidados a fazer parte do “Programa de Proteção Bayer”. Na ocasião apenas 38 empresas faziam parte desse programa, no Brasil. Essa escolha além de nos encher de orgulho, aumentou ainda mais nossa responsabilidade em manter e melhorar ainda mais nosso desempenho no controle de pragas urbanas, buscando a excelência.
Atendimento: