Santa Catarina:
(47) 3028-6868
Espírito Santo:
(27) 99501-6496

Solicite uma Cotação

Controle Integrado de Pragas para garantir a segurança de alimentos

Um aspecto importante da segurança de alimentos é evitar a infestação de insetos e animais em estabelecimentos alimentícios

A segurança de alimentos é um conceito que ajuda a regulamentar a qualidade da comida que todos consomem. Para cuidar de todas as fases até a mesa do consumidor, foi criado um manual de boas práticas, que comentamos aqui, sobre os procedimentos que permeiam esse controle, tornando-o padronizado e minimizando os erros.

O Controle Integrado de Pragas é o serviço indicado para cuidar da redução da população de insetos e animais que podem contaminar os alimentos. Entenda um pouco mais sobre este serviço e saiba como ele consegue englobar uma série de atividades que realizam com sucesso o objetivo de garantir a segurança de alimentos.

Controle Integrado de Pragas e a segurança de alimentos

A Dedetizadora Joinville é uma empresa de saúde pública. Isso porque ela combate vetores que podem proliferar epidemias e doenças sérias, que atacam o ser humano. O controle integrado de pragas é um serviço indicado para empresas – sejam elas do ramo alimentício ou não – e possui atividades educativas, preventivas e corretivas contra insetos e animais que possam causar infestações.

O serviço surgiu para para controlar as pragas urbanas com a menor utilização possível de recursos químicos, criando métodos inteligentes de controle sob o ponto de vista econômico, sustentável e higiênico. Para tal, são realizados os seguintes procedimentos:

 

Controle Integrado de Pragas para garantir a segurança de alimentos
Imagem Representativa - Foto Montagem: Agência Digital Space

 

1) Estudo de hábitos e ciclo de vida

As empresas de vetores e pragas já possuem know-how significativo para entender a biologia de cada praga e seus hábitos. A partir desse estudo, a equipe mapeia, dentro da empresa, os principais locais atrativos para esses seres.

2) Implementação de medidas

Após o mapeamento anterior, são criadas ações para impedir que os 4 “A”s do controle de pragas estejam disponíveis para as pragas: água, abrigo, alimento e acesso. Ou seja, lixeiras são adequadas, não é permitido nenhum tipo de comida exposta, são eliminados os pontos de água e de umidade, são reformados possíveis frestas, buracos e aberturas, além de instaladas telas de proteção. Estas são apenas algumas das ações que podem ser realizadas no local.

3) Nível de infestação

Se há uma infestação, é necessário aplicar métodos de controle de acordo com o cenário encontrado. Os técnicos são preparados para identificar os sinais da presença de pragas. Cada uma delas possui traços específicos que devem ser analisados.

4) Escolha do método

É necessário implementar táticas seguras e eficazes de controle. Os métodos químicos, físicos ou biológicos serão analisados e escolhidos de acordo com o seu impacto e eficácia.

5) Análise do resultado

Após o controle, há a necessidade de avaliar se o tratamento foi positivo, neutro ou negativo. A reavaliação é importante para verificar se houve redução do problema.

6) Monitoramento contínuo

A etapa final do controle de pragas é o monitoramento contínuo feito para indicar a qualidade do método e ações executadas. Se o método não foi eficiente, será reavaliado e executado novamente. Nessa etapa podem ser realizadas medidas de controle complementares para reforçar a proteção do local.

Você possui uma empresa alimentícia e quer assegurar a segurança de alimentos?

Contrate a Dedetizadora Joinville, que possui know-how no segmento de restaurantes, bares e demais empresas que produzem e manipulam alimentos.

Não deixe a Vigilância Sanitária agir antes de você se precaver sobre toda a segurança de alimentos comercializados. Cuide da reputação do seu estabelecimento e deixe seus clientes satisfeitos. A segurança de alimentos é questão de saúde pública!

Votação post

Dedetização em Joinville - Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

WhatsApp
Entre em contato