Controle de pulgas: conheça as doenças causadas por elas
O controle de pulgas é importante para manter a saúde do seu animal
O controle de pulgas é uma maneira de eliminar os insetos de uma determinada área, utilizando soluções inteligentes e específicas para controlar a praga em questão. O primeiro passo é realizar um diagnóstico minucioso para descobrir onde se encontram os abrigos dos parasitas.
Isso porque as pulgas só ficam no hospedeiro para se alimentar. A maior parte do tempo elas ficam em tapetes, assoalhos, camas dos pets, buracos, frestas, entre outros locais em que podem se esconder para proliferar a sua espécie com cuidado e segurança. As condições climáticas fazem muita diferença para o aumento da população das pulgas.
Conheça algumas doenças que podem se proliferar pela falta de controle de pulgas
1. Peste Bubônica
A doença mais conhecida transmitida pela pulga é a peste bubônica. Na idade média essa enfermidade ficou conhecida como peste negra e dizimou 25 milhões de pessoas, na época isso correspondia a cerca de 50% da população da Europa.
Hoje existem poucos casos pelo mundo, mas a peste bubônica ainda existe. A doença é transportada por roedores e transmitida a pulgas que os picam. Dessa forma acontece o contágio de humanos e animais de estimação.
2. Tifo Murino
A tifo murino também é doença que pode ser transmitida por pulgas. Os sintomas dessa enfermidade incluem febre alta, dor de cabeça severa, calafrios, fraqueza e náusea. Existe tratamento e a maioria dos pacientes responde rapidamente.
Existem 2 tipos de tifo: endêmico e epidêmico. O primeiro é provocado pela bactéria Rickettsia typhi e é chamado de “febre de prisão”. Já o segundo é a forma mais grave e é causado pela bactéria Rickettsia prowazekii.
3. Doença da arranhadura do gato
A enfermidade é causado pela bactéria Bartonella henselae, que atinge os gatos. Eles adquirem a doença das pulgas. O bichano pode não ter nenhum sintoma da doença, por isso deve-se ter cuidado, levando o animal sempre no veterinário.
Os sintomas são fadiga, perda de apetite, dor de cabeça e na garganta, febre, entre outros. É transmitido também para humanos por meio de mordida, arranhão e até pelas próprias pulgas. Por isso, o controle de pulgas é importante para evitar o contágio.
4. Tênia Canina
Faz-se necessário também o controle de pulgas para evitar que os animais de estimação contraiam verminoses. O nome científico é Dipylidium caninum. O perigo é quando o cão ou gato ingere a pulga com o parasita.
Dessa forma, a verminose se fixa no intestino do hospedeiro e passa a se alimentar. Os sintomas nos mamíferos são: perda de massa, aumento do apetite, diarreia, abdômen inchado e irritação anal.
5. Dermatite e alergias
A saliva expelida da picada da pulga pode gerar reações alérgicas em animais e humanos mais sensíveis. Essas doenças cutâneas surgem com mais força no verão e na primavera, época de grande proliferação das pulgas.
Os sintomas são prurido intenso e o cão tem o comportamento de morder, coçar e esfregar seu corpo no chão para diminuir o incômodo. A falta de controle de pulgas pode gerar perda de pelo, pele ruborizada e feridas no corpo.
Solicite orçamento para o controle de pulgas
Se você possui animais de estimação, conte com o controle de pulgas para solucionar o problema que elas causam! Fale com a equipe da Dedetizadora Joinville, que estará pronta para te ajudar! Solicite já um orçamento e tenha garantia de um serviço de excelência para controlar as pulgas!
Atendimento: