Conheça as principais espécies de mosquitos
Saiba identificar as espécies de mosquitos que mais causam problemas para você
Mas, como não dá para controlar apenas os mosquitos que estão contaminados ou não, é importante combatê-los o quanto antes. Além de doenças, algumas pessoas podem ter reações alérgicas diversas relacionadas à picada do inseto. Fora que alguns mosquitos, como o pernilongo, fazem um barulho irritante que nos impede de dormir. Cada um deles possui uma especificidade que você vai conhecer abaixo.
As 3 principais espécies de mosquitos que atacam os brasileiros


1) Mosquito Anopheles
O mosquito desta espécie é o transmissor da malária e da filariose linfática. O nome científico é Anopheles gambiae. Cientistas descobriram que as proteínas que melhoram o “olfato” do inseto são ativas na parte na noite. Descobrir o hábito é importante para a prevenção e tratamento contra os mosquitos.
Possui marcas brancas e escuras nas asas. Seu pouso é realizado em um ângulo de 45º. Prefere se abrigar em locais que possuem água limpa. Pode depositar seus ovos em caixas d’água, por isso é importante manter sua higienização em dia.
É conhecido como mosquito-prego. Prefere viver em locais de clima tropical e subtropical, com temperaturas de até 30º Celsius.

2) Mosquito Aedes Aegypti
O mosquito desta espécie é o transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. O nome científico é Aedes Aegypti. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 390 milhões de pessoas são contaminadas pela dengue em 100 países. O mosquito possui esse nome Aegypti pois tem origem no Egito.
Possui marcas brancas pelo corpo. Abriga-se também em locais que possuem água limpa e sombra para depositar seus ovos com segurança e se preparar para a fase larval, na água.
Conhecido como mosquito da dengue, por ser a doença mais famosa que transmite. Conseguem voar a curtas distâncias, até 100 metros.

3) Mosquito Culex
O mosquito desta espécie é o transmissor de doenças como filariose, febre do Nilo ocidental e elefantíase. O nome científico é Culex quinquefasciatus. Possui pernas longas e esse é um dos motivos de seu nome popular: Pernilongo.
O mosquito é marrom e as patas não possuem marcação. Reproduz em água suja, ou seja, estações de esgoto e outros similares. Põe os ovos diretamente na água e todos juntos. Eles não resistem fora da água.
O mosquito Culex Aegypti passou por uma evolução e deu origem ao Aedes Aegypti. Possui hábitos noturnos. Provoca zumbido ao voar.
Problemas com mosquitos? Chame a dedetizadora Joinville
A Dedetizadora Joinville possui experiência e estrutura para realizar o serviço de dedetização de mosquitos na sua região. Atuando desde 1991 no mercado, a empresa faz parte do Programa de Proteção Bayer, buscando sempre a excelência nos serviços prestados. Solicite um orçamento e realize o controle de mosquitos.