Santa Catarina:
(47) 3028-6868
Espírito Santo:
(27) 99501-6496

Solicite uma Cotação

O que é segurança de alimentos e como ela se aplica nas empresas alimentícias

Cuidados com a segurança de alimentos são extremamente importantes

Segurança de alimentos é um termo que surgiu após a 1ª Guerra Mundial como um conjunto de normas para padronizar a produção, transporte e armazenamento de alimentos, contribuindo para a manutenção de suas características adequadas ao consumo. Essas normas evitam os perigos biológicos, físicos e químicos que o alimento sofre até chegar ao prato do consumidor final.

Alguns alimentos vêm de países do exterior para o Brasil, por isso, essas regularizações são internacionais, de modo que as relações entre as nações possam atender às normas sanitárias. Alguns países adotam barreiras para vinda de alimentos para preservar a segurança do alimentos do local.

Quais são os perigos para a segurança de alimentos da falta de regulamentação?

Alimentos podem sofrer 3 tipos de perigo de contaminação. São eles: biológicos, físicos e químicos. A garantia de um alimento saudável passa pela eliminação destes 3 problemas durante a produção, manipulação, armazenamento e preparo.

 

O que é segurança de alimentos e como ela se aplica nas empresas alimentícias
Imagem Representativa - Foto Montagem: Agência Digital Space

 

Conheça os três principais perigos para a alimentação

1) Perigos biológicos

Um dos principais causadores de problemas que resultam em intoxicação alimentar são os microorganismos. Fungos, bactérias, vírus e protozoários se aproveitam para se proliferar caso o alimento não esteja com os procedimentos de segurança necessários para sua produção, transporte e armazenamento.

Algumas doenças advindas destes microrganismos são: salmonella, botulismo, febre aftosa e gripe aviária.

2) Perigos físicos

As contaminações físicas de um alimento se caracterizam por pedaços de objetos estranhos em sua composição como borracha, metal, areia, entre outros. Esse problema pode ocorrer com maior frequência quando o alimento é processado ou até mesmo no seu preparo. Equipamentos com manutenção inadequada são os principais causadores dos perigos físicos.

3) Perigos químicos

O perigo químico pode acontecer através de substâncias químicas que são usadas para combater pragas e proteger o alimento de doenças, por exemplo. Neste grupo se encontram os agrotóxicos, hormônios e antibióticos, por exemplo.

No Brasil foi criado o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), órgão que possui o objetivo de criar, monitorar e avaliar políticas públicas de segurança de alimentos e nutricional.

A regulamentação para a segurança de alimentos é fundamental pois evita que os alimentos possam ser produzidos sem respeito ao meio ambiente, aos trabalhadores que o manipulam e à população que os recebe em sua mesa.

Por esse motivo é de extrema importância o manejo integrado de pragas em locais de armazenamento de alimentos. Os principais insetos e animais que podem causar transtornos são: baratas, ratos, traças, formigas, moscas, mosquitos e pombos. São diversas espécies que podem invadir o seu espaço de armazenamento, por isso, é importante ter um plano amplo para medidas de segurança. O planejamento de controle deve ser corretivo e preventivo.

Os produtos para combate devem ser compatíveis com o setor alimentar e a manutenção deve ser periódica junto a uma empresa especializada.

A Dedetizadora Joinville Uniprag atua desde 1991 em Santa Catarina no controle integrado de pragas. Participa do Programa de Proteção Bayer, que promove a capacitação de equipes e utilização de produtos inovadores na execução dos serviços. Solicite um orçamento e garanta a segurança de alimentos na sua empresa.

Votação post

Dedetização em Joinville - Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

WhatsApp
Entre em contato